Nossa colega, Dadinha Leal, foi premiada no 17º Salão de Artes Plásticas do Piauí com a instalação: Delicado Olhar: Ops! Um contraponto. Nossos parabéns!
DELICADO OLHAR: OPS! UM CONTRAPONTO
Nem sempre delicado, o olhar feminino pode ser cruel como qualquer outro olhar. A pluralidade da natureza feminina não se deixa capturar por uma única definição. Para pensar o olhar feminino há que incluir também o que ele tem de sombrio. As ações femininas nem sempre são guiadas pela delicadeza de gestos ou de um olhar. Nem apologia do sombrio nem elogio da delicadeza, a obra propõe apenas um contraponto para assinalar a existência de outros olhares possíveis sobre um mesmo objeto.
MEMORIAL DESCRITIVO
A obra compõe-se de um manequim feminino de pé sobre uma folha de compensado em que uma figura humana é desenhada à maneira dos contornos de cadáveres feitos pela pericia criminal nas cenas de crimes ou acidentes. Tanto a folha de compensado quanto o manequim são cobertos com recortes de jornais e impressos de sites de notícias da web.
As noticias da web e manchetes dos recortes de jornais referem-se a ações revoltadas, inconformistas ou violentas cometidas por mulheres: de brigas de feira a roubos, seqüestros e assassinatos, as noticias revelam que nem sempre a natureza feminina é delicada.