terça-feira, abril 28

Naza realiza exposição em Teresina

A artista plástica piauiense, naturalizada americana, Naza abrirá exposição de arte em Teresina no próximo dia 08 de maio. Suas obras, que seguem um estilo figurativo abstrato, estarão em exposição durante uma semana na Urocenter.
Natural de Santa Cruz dos Milagres, Naza sempre foi envolvida com a arte, apesar se só ter começado a pintar profissionalmente em 1976, quando se mudou para Brasília. “Eu sempre gostei muito de arte. Quando mudei para Brasília comecei a trabalhar profissionalmente e depois, quando mudei para Recife, lá expus por quase cinco anos, aperfeiçoei ainda mais minhas técnicas. Em 88 casei com um americano e fui morar nos EUA, em Washington DC. Passei então a estudar arte e me profissionalizei ainda mais”, ressalta.
Naza passou a ganhar renome quando em uma passagem pelo Panamá foi convidada a pintar a família do famoso Coronel Noriega. Por conta deste evento, quando retornou aos EUA, foi convidada a dar entrevistas e ganhou uma boa bagagem profissional, passando a ser reconhecida em vários estados americanos. Foi neste período que diversas personalidades americanas como o ex-presidente Bill Clinton, adquiriram obras suas. Durante sua estadia nos EUA, Naza realizou exposições no Brasil, e suas obras foram adquiridas por pessoas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Viviane Senna, Maurício de Sousa. A artista também expôs no Piauí, no Teatro 4 de Setembro, quando teve obras adquiridas pelo Senador Heráclito Fortes, pelo humorista João Cláudio, o empresário João Claudino e a jornalista Elvira Raulino. Após este período Naza veio a se separar do marido e mudou para a Flórida. Nesta fase sua obra recebeu uma certa influência, mudando do total abstrato para o figurativo abstrato. “Nesta época, passei a integrar animais e pessoas à minha obra de forma mais definida. E apesar de hoje já ter aprimorado ainda mais esta técnica, permaneço utilizando-a”, explica.
O CONVITE PARA VOLTAR AO PIAUÍ
Para a artista plástica voltar a expor no Piauí é muito gratificante, ainda mais incentivando a iniciativa do médico Luís Carlos Tajra, no seu projeto “Urocenter por um mundo melhor”, que visa promover a cultura no estado. “Eu gosto muito de apoiar ações como esta do Dr. Luís Carlos, que é um entusiasta da cultura piauiense. O Piauí é muito rico de artistas, e vejo essa exposição como uma forma de incentivo deste trabalho”, afirma.
Luís Carlos Tajra já ansiava convidar Naza para expor na Urocenter há vários anos. Ao ter contato com um conhecido comum não hesitou no convite. “A Naza é uma artista piauiense que tem um trabalho belíssimo e que representa tudo o que queremos transmitir com a nossa Camapanha “Urocenter por um mundo melhor”. O convite foi aceito e estamos muito satisfeitos em tê-la conosco”, explica Luís Carlos Tajra.
Para Naza a alegria foi ainda maior ao conhecer o espaço onde seria realizada a exposição. “A Urocenter é um espaço refinado, elegante e que está sempre divulgando artistas locais, como eu, então pra mim é uma honra retornar ao Piauí em espaço privilegiado como este”, ressalta.
COQUETEL
A exposição da artista plástica Naza será inaugurada no dia 8 de maio, com coquetel aberto ao público, a partir das 18h30, no saguão da Urocenter. A exposição segue para visitação até o dia 15 de maio, aberta a visitações. Durante sua exposição na Urocenter Naza pretende apresentar em torno de 15 telas. O seu acervo completo alcança hoje a margem de 60 quadros, que atualmente estão espalhados em galerias de arte em Washington, Miami, Palm Beach, Los Angeles, Alemanha e em Recife.
União dos Artistas Plásticos do Estado do Piauí - UAPPI

"É impossível viver dentro da civilização e fora da Arte."